quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mesmo assunto; números diferentes

Há muito tempo eu digo: "Nunca confie cegamente em nenhuma notícia de nenhum jornal, seja ele qual for!". Esse "alerta" tem uma razão simples: por detrás dos grandes jornais existem grandes corporações que movimentam bilhões de dólares anualmente. Você acha que as organizações Globo, a Record ou a Folha de São Paulo estariam interessadas em publicar "a vida como ela é" de empresas que as patrocinam e jogam tanto dinheiro anualmente nas suas mãos?

A matéria abaixo, mostra que nem sempre as reportagens são confiáveis. Ah, sim! Antes de algum defensor de corporações de plantão apareça falando alguma coisa, é claro para mim (e para vocês também) que erros podem acontecer. É pena, como no caso abaixo, que o erro não aconteça a favor de minha conta corrente, he,he,he!

Mesmo assunto; números diferentes

Qua, 30 Jan, 04h40

Julio Moreira*/Especial para BR Press
PUBLICIDADE

(São Paulo, BR Press) - O Jornal Nacional e o Jornal da Record da última terça (29/01) exibiram matérias sobre a troca de alimentos por ingressos para o carnaval de Salvador. Porém, as reportagens tiveram abordagens e números muito diferentes.

A primeira diferença é que a câmera da Record estava no meio da multidão e a câmera da Globo atrás dos policiais. As imagens da matéria da Globo mostravam os policiais tentando segurar a multidão que derrubava as grades. A matéria da Record, exibia um grande empurra-empurra, com gente caindo, passando mal.

A matéria da Record ficou muito mais dramática e a manchete dizia: "Flagrante da desorganização e do desrespeito que submetem o brasileiro à humilhação". A manchete do JN foi: "Salvador: tumulto na troca de ingressos para o carnaval".

Mas a maior diferença foi na apuração dos números. A Globo diz que os organizadores estavam distribuindo 6,7 mil ingressos e a Record, 2,1 mil. Os dois telejornais só concordaram em uma coisa: ninguém saiu ferido.

(*) Julio Moreira é jornalista, diretor de vídeos e professor universitário. Trabalhou na TV Manchete, SBT, TV Record, Rádio CBN, VCR Cine Vídeo e FMU.

Fonte: Yahoo Notícias