A GLOBO não economiza na propaganda de seus próprios programas - isso todo mundo sabe. Muitos programas da GLOBO não são feitos para pessoas que levam a vida a sério, ou se preocupam com um bem dado por Deus chamado inteligência - isso também todos sabem. Mas desta vez, a coisa foi ao extremo.
Segundo a agência de notícias BR PRESS, o Jornal Nacional do dia 17/11 trouxe uma reportagem sobre o aquecimento global, matéria que tem lotado os meios de comunicação e a cabeça de muita gente. Cobrindo o Painel das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o telejornal apresentou o secretário da ONU falando sobre os estragos advindos do aumento da temperatura, como o desaparecimento de espécies animais e vegetais, mortes de idosos e crianças, etc.
Mas... (sempre tem um) no bloco seguinte, vem a chamada para as super-matérias do Fantástico de domingo, com destaque para "Cientistas afirmam que não existe aquecimento global".
É claro que tudo aqui poderia ser colocado em termos de um simples erro; é claro que existem pessoas que não acreditam nesse papo de "extermínio" pelo aquecimento; é óbvio que nem todos concordam, incluindo os cientistas, que o problema é tão sério assim... tudo isso justificaria colocar as duas "informações" no ar. Agora o que me deixou perplexo, e por isso não posso aceitar nenhuma destas explicações, é que a agência de notícias diz que na opinião do editor do JN, senhor Willliam Bonner, o “telespectador padrão do telejornal é o Homer Simpson”! Então, deixa prá lá que ninguém notou.
Bom... esse post é só prá dizer que "Eu não sou o Hommer Simpsom, senhor Bonner", portanto, mais respeito.
Quer ler a matéria na íntegra? www.brpress.net